Na sua fundação, o então IPSD (Instituto Progresso Social e Democracia), funcionou quase exclusivamente graças a financiamento de instituições similares alemãs (primeiro do Partido Liberal — Friedrich Naumman — e, mais tarde da CDU — Konrad Adenauer —).
O IPSD foi uma máquina de formação de quadros (jovens, ambiente, autarcas, social-democracia) e uma estrutura de promoção de idéias com a animação de Grupos permanentes de reflexão, a realização de Colóquios e Seminários e o funcionamento de uma Editorial (a EPSD, entretanto extinta).
Hoje, o Instituto pretende sobretudo promover:
O IFSC quer contribuir para pensar Portugal identificando problemas e propondo soluções.
Organizando grupos de reflexão e propondo a realização de Seminários e debates.
O IFSC pretende igualmente contribuir para tornar mais regular o debate sobre as questões europeias que são mais relevantes quer para Portugal quer para o nosso interesse comum.
A iniciativa regular de formação de jovens quadros políticos mais prestigiada em Portugal é a Universidade de Verão que leva o nome de Francisco Sá Carneiro.
Já foram testadas com sucesso duas outras iniciativas: A Universidade do Poder Local e a Universidade Europa. Queremos realizar-se mais acções.
Irão ser promovidas pelo menos mais três tipos de acções de formação:
- Formação para candidatos autárquicos (entre Maio e Junho de 2013);
- Formação autárquica para eleitos (Modelo decalcado da Universidade do Poder Local mais mais curto — 3 dias, para desenvolver em 2014/2015;
- Formação Ideológica (Preparação de um Kit de Formação sobre o PSD, História, Estrutura e Programa que responda à questão "o que é um social-democrata hoje?"
Para além da edição em papel de alguns Manuais de formação (sobretudo para candidatos autárquicos) ou brochuras com os debates com especial relevância, queremos investir em edições digitais (PDFs ou E-books) que poupem os custos de impressão e permitam valorizar a intervenção na Net e nas redes sociais. Estamos a repensar o site do IFSC e iremos investir num Dicionário Virtual sobre temas políticos que possa criar sinergias com o Dicionário de Termos Europeus e o Dicionário da PCS (Plataforma para o Crescimento Sustentável).
Cabe ao IFSC uma especial responsabilidade no âmbito da protecção e divulgação do legado de Francisco Sá Carneiro. Neste âmbito anteriores Conselhos de Administração desenvolveram iniciativas interessantes quer com eventos específicos quer com a produção de documentários e a reedição dos Textos Fundamentais de FSC.
No âmbito da Formação Ideológica providenciar-se-á especial referência e valorização da vida e obra do fundador do PSD.
Carlos Coelho
Presidente do Conselho de Administração